Como a Economia Cresce e Por Que Ela Quebra → Resenha

Livro: Como a Economia Cresce e Por Que Ela Quebra (original: How an Economy Grows and Why It Crashes)
Autoria: Peter D. Schiff

capa como a economia cresce e por que ela quebra

Entender e opinar sobre economia requer pré-requisitos acadêmicos? Certamente não. Mas então por que tantas pessoas têm aversão ao tema? Estariam elas desinteressadas por algo que altera radicalmente seu próprio dia a dia, ou será que é muito chato?
Falar de economia é, para muitos, como falar da previsão do tempo; quando saio de casa e sinto um forte cheiro de grama sei que à noite vai chover, mas não tenho a menor ideia do porquê.
Buscando entender melhor alguns conceitos e conseguir um diploma, cursos de pós-graduação lotam salas de aula. Todo mundo está aprendendo os modelos CAPM, WACC, emprego do beta, até calculando o PDD; mas enquanto assuntos avançados são explicados já nas primeiras aulas, não são poucos os que se formam sem conseguir explicar como alguém tem coragem de trocar um carro por alguns pedaços de papel, mesmo eles mesmos tendo feito isso desde a infância sem nunca duvidarem que funcionaria.
Como surge a riqueza? O que é o dinheiro? Para que servem os bancos? Como a indústria pode estar indo mal mesmo depois de receber tantos incentivos? Por que os preços aumentam todo ano? Se imprimirem mais dinheiro, por que todo mundo vai ficar mais pobre?
A economia pode parecer complicada — especialmente quando repleta de siglas, gráficos, tabelas, opiniões — mas o raciocínio que a embasa é simples e primitivo, como esse livro procura mostrar. Utilizando personagens fictícios em “Como a Economia Cresce e Por Que Ela Quebra”, o autor Peter D Schiff explica economia de um jeito que você dificilmente aprenderá na sala de aula, ou seja, a partir da origem.

Tudo começa com Abel, Beto e Carlos sozinhos em uma ilha onde não existem bancos, patrões e dinheiro; tudo que eles fazem é pescar com as mãos o peixe que lhes servirá de alimento. Após pouco mais de 200 páginas, o cenário terá evoluído para uma ilha que já passou por crises e eleições, com bancos, políticos e comércio exterior.
O livro é todo ilustrado e de fácil entendimento, a narrativa é envolvente. Confira abaixo o trailer.

Se eu fosse responsável por uma turma de Introdução à Economia, “Como a Economia Cresce e Por Que Ela Quebra” seria o livro texto.

Continue Lendo

Economia segundo a Escola Austríaca O que é Economia sob o ponto de vista da Escola Austríaca? A economia é ação humana ao longo do tempo, nos mercados, sob condições de incerteza genuín...
Petrobras, a Enron brasileira? A Petrobras tem andado no Vale da Sombra da Morte, mas não foi a primeira, nem será a última. Nos EUA, a Enron também viveu suas emoções e hoje não ex...
Hayek: Economia e Conhecimento Através do conhecimento, que se apresenta oculto e disperso, Hayek explica como a economia funciona. Da articulação do conhecimento cria-se valor.

Newsletter do Mercador

Receba conteúdo exclusivo por e-mail

Respeitamos sua privacidade e não mandamos spam. Você pode cancelar sua inscrição quando quiser.

Categorias: Livros

Tags:

Deixe um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

avatar
wpDiscuz