CdM #4 : “Entendendo” a determinação de Teori

Se você ainda não sabe, ainda há pouco Teori mandou Moro enviar as investigações contra Lula ao STF, o que não altera em nada a suspensão da nomeação (formal) de Lula como Ministro da Casa Civil. Nas vias práticas Lula está imune por até 10 dias, prazo em que Moro deve apresentar suas razões para vazar os áudios, portanto não será enjaulado até a Páscoa.

Nesses momentos do elevada tensão política é necessário escovar a superfície das atitudes para entender o que há por debaixo delas.
Assim que o sol nascer (escrevo na madrugada) você verá o Facebook inundado de postagens desconstruindo o ministro Teori, dizendo que a Lava Jato vai virar pizza e que Lula está rindo em algum imóvel que não é dele. Penso que isso é um engano.

Vou te dar a minha opinião, faça suas ponderações.

Disclaimer: Comentando Direito me limito ao trivial. Não sou advogado.

1. Se Teori quisesse melar tudo a qualquer custo, ele teria costurado para que Lula retornasse ao posto de ministro, ganhando o tão desejado (estranho que desejem isso) foro privilegiado via Lei. Ele seria criticado, mas não seria acusado pela opinião geral de “pizzaiolo”. Tal decisão seria permanente, e muito mais efetiva em melar as investigações. Não foi isso que ele fez (nem sei se poderia).

2. O STF sentiu-se desafiado, esnobado e está enciumado. Moro margeou a legalidade divulgando os áudios em uma manobra para ganhar apoio popular, pois ele sabia que necessitaria disso. A manobra foi um sucesso, pois se faltava uma pá de cal na imagem do ex-presidente agora ela foi dada, uma vez que tais áudios serão guardados para a eternidade. Enfim, dado que “um juizinho de primeira instância” desafiou a poderosa Corte (totalmente acovardada segundo Lula), era hora de dar uma demonstração de quem manda na parada. Teori mandou então um puxão de orelha. Na verdade o que os nobres ministros querem é que Moro lembre que é um funcionário, envie o material em um pacote com bilhete pedindo desculpas, então depois o STF devolverá para Curitiba tudo que não tem a ver com Dilma (leia-se triplex, sítio, estádio de futebol, etc.) com um bilhete escrito “comporte-se”. O recado de “quem manda mais” terá sido dado.
Reforço esse meu raciocínio com a seguinte frase que consta na reportagem: “Teori deu dez dias para que Moro preste informações sobre o caso. O ministro também pediu que a Procuradoria-Geral da República se manifeste. Somente depois disso, o Supremo deve tomar uma decisão sobre onde Lula deve ser investigado.

3. Se Lula não é ministro, ele não tem foro. Não há razão para que ele seja investigado a nível de STF e não Curitiba. Sob meu ponto de vista a investigação volta para Curitiba, menos o grampo da Dilma que, para a finalidade de prendê-lo, é irrelevante.

4. Se a nomeação de Lula for confirmada então irá tudo para o STF, e poderemos suspeitar à vontade que essa noite vimos uma manobra para garantir sua liberdade nesses 10 dias antes que ele ganhasse prerrogativa de foro. Não diria que significa que acabará em pizza, mas tendo a crer (junto com o Brasil) que a barra fica bem mais aliviada.

5. Moro, Polícia Federal e Ministério Público não são idiotas. Eles sabem muito bem onde estão pisando e devem estar esperando por esses movimentos. Lutar contra o Planalto e uma Corte repleta de incógnitas não é fácil, mas se o Palmeiras ganhou uma Copa do Brasil graças a uma torcida de 40 mil pessoas, imagine o que esses profissionais farão com o apoio e torcida de 136 milhões de brasileiros.
Lembre da frase “Não podemos morder o Lula. Quando chegarmos nele, é para engolir“.

Enfim, são meus palpites. Estamos acompanhando.

UPDATE 23/03/2016 às 10h00:

Encontrei a opinião de um advogado, que leu a íntegra da decisão de Teori.
A fonte está nesse link, e o texto segue abaixo:

análise taiguara teori

análise taiguara teori

Continue Lendo

CdM #3 : Macri presidente, Argentina liberal O liberal Mauricio Macri é eleito presidente da Argentina. Com isso, nossos hermanos são os primeiros latinos a dar um cavalo de pau na política.
CdM #12: Venezuelanos estão caçando cachorro para comer A vida não anda fácil no paraíso socialista liderado por Nicolas Maduro. Venezuelanos estão caçando cachorro para comer, na janta gato e à noite pomba...
CdM #5 : Mapa da crise política, o viés econômico Incapazes de reagir a uma crise política sem precedentes, Dilma e sua trupe agonizam. Como chegamos até aqui? Entenda o viés econômico da crise políti...

Newsletter do Mercador

Receba conteúdo exclusivo por e-mail

Respeitamos sua privacidade e não mandamos spam. Você pode cancelar sua inscrição quando quiser.

Categorias: Coluna do Mercador

Tags:

Deixe um Comentário

Seja o primeiro a comentar!

avatar
wpDiscuz